terça-feira, 7 de abril de 2009

Emoções e Sentimentos - Algumas idéias para refletir



Os sentimentos são mais atenuados em sua intensidade vivencial e em seus concomitantes fisiológicos (corporais) em comparação à exuberância das emoções. Intimamente entrelaçados com as sensações e as emoções, os sentimentos se mostram muito mais duradouros, além de infinitamente mais numerosos e variados que os estados afetivos básicos dos quais se originam.


Assim, da emoção primária de choque-pânico, provém emoções mistas (espanto, susto, terror...) e, destas, os sentimentos de insegurança, desconfiança, receio, medo, etc.; da emoção colérica, resultam vivências emocionais impulsivo-agressivas, bem como sentimentos de vingança, ódio, rancor, crueldade . . . ; da emoção afetuosa, originam-se reações emocionais de envaidecimento e de auto-estima, sentimentos de simpatia, cordialidade, compaixão, amizade, amor, sob todas as suas formas (de pessoa a pessoa, à família, à pátria, a Deus, à ciência, à arte, à liberdade, à humanidade, etc.); enfim, das emoções secundárias, de desprazer e mal-estar, de um lado, e de prazer e bem-estar, do outro, também, derivam, respectivamente, sentimentos de pesar, tristeza, desgosto, asco, aversão e desespero bem como os sentimentos de júbilo, alegria, esperança, satisfação, felicidade, etc.


Emoções e sentimentos simples e puros somente se observem mais frequentemente na infância mas, com a puberdade e adolescência, esses elementos se associam indefinidamente, combinando-se de modo crescente e resultando sentimentos mais complexos.


A afirmação juvenil da sexualidade e o processo de integração social do adolescente proporcionam rejeição de muitos valores instituídos na infância, levando à adoção e introspecção de valores novos, que alteram profundamente o sistema referencial do indivíduo (sistema de valores) ampliando e enriquecendo, cada vez mais, a sua vida afetiva e, por fim, favorecendo o desenvolvimento dos chamados sentimentos espirituais. Estes últimos, imprimem a feição final do quadro afetivo geral da psique humana e constituem, a bem dizer, a principal característica de nossa espécie. Esses sentimentos (valores) espirituais permitem ao homem, com exclusividade, elevar-se continuamente no plano das idéias, dos juízos e dos atos e, com isso, caracterizar a totalidade de seu comportamento social.


O característico dessa categoria de sistema de valores espirituais é que eles sempre se referem, não propriamente a pessoas, coisas, objetos, portadores de valores intrínsecos, mas à qualidade do que é ou não é valioso, do que é verdadeiro ou o falso, belo ou o feio, bom ou o mau, sagrado ou o profano.


A representação da realidade, então, determinará a significação das coisas no âmbito de cada camada afetiva (Primárias, Secundárias, Mistas e Espirituais). Isso não quer dizer que essas categorias sejam herméticas ou estanques.Elas funcionam de maneira integrada e, por causa dessa integração, os conteúdos provenientes das mais básicas camadas sensorial e vital, podem alcançar as camadas mais espirituais e vice-versa. Nada, em nosso mundo interior, se encontra em estado estático, de isolamento e de pureza elementar, mas sim, tudo se encontra de forma dinâmica e integrada.


Comentários da Professora:


Às contribuições dos autores do texto, acrescentaria que as emoções são manifestações quase sempre incontroláveis, poderíamos dizer até mesmo que quando temos reações de natureza emocional podemos nos surpreender conosco. Já os sentimentos são influenciados por nossa racionalidade. Além disso as emoções são momentâneas, referem-se a uma situação pontual e passageira, como por exemplo a reação diante de um incêncio ou um assalto; já os sentimentos são duradouros e nos acompanham por muito tempo em nossas vidas, como por exemplo a amizade ou mesmo o amor que sentimos por nossos parceiros.

4 comentários:

patty - curso téc. seg. priv. e patrim. - manhã disse...

Prof. Rosalice muito bom o filme, Mr. Brooks é muito inteligente, e o filme faz a gente pensar muito sobre o que é capaz a mente humana, o ser humano pode ser muito surpreendente em suas atitudes. As emoções, os sentimentos, a personalidade e o comportamento humanos são coisas completamente obscuras, que nunca iremos compreender completamente.

Profª Dra. Rosalice Lopes disse...

Patty

Legal que você gostou!
Vamos discutir mais ainda

Até

Miriam Fernandes disse...

Boa tarde professora Rosalice!Sou sua aluna no Curso de Tecnólogo em Segurança, turma da noite. Em relação ao questionário sobre o filme Instinto Secreto,as respostas que daremos deverão ser objetivas ou é necessário contar trechos da estória? Estou fazendo em dupla e meu amigo acha que devemos colocar trechos, porém acredito que se nos estendermos muito na resposta sairemos do foco daquilo que foi perguntado.

Profª Dra. Rosalice Lopes disse...

Miriam,

Boa pergunta a de vocês.
Esclareço que NÃO é necessário contar trechos do filme. Caso seja necessário dar algum exemplo, sejam bem sintéticos.
Até