quinta-feira, 19 de março de 2009

Aprofundando algumas idéias sobre a estrutura da mente


Freud, criador da psicanálise, apresentou dois modelos descritivos do funcionamento da personalidade e da vida mental: o topográfico e o estrutural.

Na 1ª Tópica, apresentada em 1900, no texto A Interpretação dos Sonhos, descreve um modelo de lugares – topos, por isso topográfico. O aparelho psíquico – organização psíquica dividida em sistemas ou instâncias – era um conjunto articulado de lugares. Nessa descrição temos a seguinte estrutura:

· Consciente ( Cs) – tem a função de receber as informações provenientes do mundo externo e do interno e que são classificadas pelo crivo prazer/ desprazer. Ao consciente estão associadas as funções de percepção, pensamento, juízo crítico, evocação, antecipação, atividade motora, etc.
· Pré-Consciente (Pcs) – está articulado ao consciente, é uma espécie de barreira de contato. Nele ocorre uma seleção do que pode, ou não, passar para o consciente. É uma espécie de arquivo de registros. O seu conteúdo pode ser acessado por meio de um esforço voluntário.
· Inconsciente (Ics) – é a parte mais arcaica – antiga – do aparelho psíquico. Normalmente se manifesta em nossos sonhos.

A 2ª tópica, apresentada em parte no texto Além do Princípio do Prazer, de 1920, e concluída em 1923, no texto O ego e o Id, Freud introduz um novo modelo compreensivo da personalidade, o modelo estrutural ou dinâmico. O modelo estrutural sugere uma contínua interdependência entre os elementos da personalidade – Id, Ego e Superego – embora tenham, cada um, funções específicas.


· Id – o id é o pólo psicobiológico da personalidade e formado basicamente pelas pulsões. É ao mesmo tempo reservatório e fonte da energia psíquica. É regido pelo princípio do prazer. O id e o superego geralmente estão em conflito, por vezes podem estabelecer conluios. O id é a estrutura da personalidade original, mais básica e central presente no nascimento. É amorfo, caótico e desorganizado. Os conteúdos do id são quase todos inconscientes. Contém material que nunca se tornará consciente e ainda aquilo que foi considerado inaceitável pela consciência.


· Ego – desenvolve-se a partir do id pela persistente ação do mundo externo e da necessidade de adaptação. É a parte do aparelho psíquico que está em contato com a realidade externa. Tem a função de mediar, integrar e harmonizar os conflitos entre as pulsões do id, as ameaças do superego e as demandas da realidade exterior.

Superego – desenvolve-se a partir do ego e é predominantemente inconsciente. Atua como um juiz ou censor sobre as atividades e pensamentos do ego. As funções do superego são: consciência, auto-observação e formação de idéias. Agindo conscientemente o superego estabelece as restrições, proibições e julgamentos da atividade consciente. Tem uma função moral.

42 comentários:

Anônimo disse...

Profª Rosalice, Boa Noite!!!

Aqui quem escreve é o aluno Luiz Lopes, Gestão Segurança Patrimonial ( FATEJ ), EU TENHO FACILIDADE EM RH COM MEUS COLABORADORES E AS VEZES SOU MALEAVEL COM ALGUNS, EU GOSTO DE ESTUDAR O PERFIL PSICOLOGICO DE CADA UM, MAS GOSTARIA DE SABER DA SRª, SE ESTE MEU PERFIL DE LIDERANÇA POSSA ME PREJUDICAR PROFISSONALMENTE?

Profª Dra. Rosalice Lopes disse...

Luiz,

Veja só, nada do que somos é ruim. Somos aquilo que somos. No entanto, é claro que ao interagirmos com as outras pessoas, nossa maneira particular de ser, pensar, julgar, pode entrar em conflito com outras pessoas. Isto também é comum e humano.
De onde surgem então os problemas?
Certamente de nossa dificuldade em aceitar que, como nós, todas as pessoas tem o direito de serem quem são.
Mas aí você poderia perguntar, mas então todos podem fazer o que querem?
É claro que nossos limites também existem e precisamos conservá-los se queremos ter uma vida mais saudável.
O limite mais difícil, eu penso, é admitir que não temos poder sobre os outros, não podemos impor a eles nossas vontades e desejos.
Deve ser porque isso é difícil que vemos tantos desentendimentos e até mesmo as guerras.
Acho que respondi um pouco e você?
Até

Anônimo disse...

ola , professora tudo bem sou sua aluna na fatej e a primeira vez que comento uma de nossas aulas, eu sou suspeita em falar em falar em psicologia porque gosto desse assunto e uma das materias que me chamou atenção foi a de agressividade pois eu pensava que era uma coisa e na realidade tem outros fundamentos. acho que como tomo mundo pensava que a agressividade seria uma pessoa arrogangante e etc, e na realidade não é bem assim.

Anônimo disse...

Profª Boa noite, obrigado pelo retorno,Deixo minha visão sobre a vossa materia (Psicologia) é uma matéria muito util ao meu trabalho, por motivo que trato com pessoas, e estas pessoas são muito dificeis para entender, mas com essas aulas que estou tendo de psicologia, esta me auxiliando muito, obrigado até mais.

Profª Dra. Rosalice Lopes disse...

Priscilla,

É sempre bom quando confrontamos nossas opiniões com fatos estudados por cientístas e que eu, como professora, vou transmitindo a vocês. É importante que esta consciência vá, aos poucos, mudando a maneira que vocês pensavam antes. Estas mudanças são boas para que tenhamos uma postura mais justa e equilibrada na relação com as pessoas e também para que compreendamos melhor o que se passa conosco, certo?
Até

Profª Dra. Rosalice Lopes disse...

Luiz,

Em primeiro lugar assine sempre seus comentários para que eu possa saber quem fala,ok?
Em segundo fico muito feliz que eu esteja ajudando nas suas reflexões. Mande mais perguntas e eu responderei - é claro se souber...rsrsrs...
Até

Anônimo disse...

Olá Professora! Tudo bem contigo?
Na aula do dia 13Mar09 na (FATEJ), participei do teste Habilidades Sociais que você aplicou e baseada nos resultados dos itens F1 e F2 verifiquei que tive uma pontuação abaixo da média. Gostaria de saber o que devo fazer para corrigir essas deficiências. Não tirei dúvidas em sala porque não houve tempo hábil. Um abraço da Miriam

Anônimo disse...

Profª Boa Noite, estou satisfeito com a matéria de Psicologia, por motivo que estou colocando em pratica os tópicos abordados em sala de aula em meu serviço, pois lhe dou com elementos maus intencionados todos os dias, bem agora consigo detalhar o perfil desses elementos, deixa explicar antes eu conseguia tambem, mas agora é mais técnico, a Srª entendeu?, e referente a ultima aula, sobre agressividade, fiquei surpreso com outros tipos de agressividade, fica óbvio, mas na correria do dia a dia, nós ficamos cego e não conseguimos enchergar o óbvio.Luiz Lopes

Edison Fatej disse...

agora ja não osso mais corrigir o seu texto,a sr ja o retirou mais desejo que tenha uma boa viagem e que traga bastante novidades edison roberto luiz fatej turma da manha.

Anônimo disse...

Profª Boa Noite, gostaria de saber como podemos lhe dar com profissionais que só pensa em prejudicar o próximo, ele sente ameaçado em perder seu emprego, ele tem varias personalidades, mas sempre pensa no mau, é dificil ele é protegido dos superiores, como agir nesse caso.

Luiz Lopes

Profª Dra. Rosalice Lopes disse...

Miriam,

Que bom que você se interessou pelos resultados. Vou falar genericamente para não expor você, ok?
Quando um resultado, qualquer que seja, aparece como abaixo da média significa que se faria necessária, em primeiro lugar, uma reflexão de sua parte, ou seja, você deve pensar naquilo que habilidade indica e buscar compreender em que situações, talvez você tenha dificuldades com isso. Algumas habilidades podem ser desenvolvidas por meio de programas de treinamento. Que tal conversarmos pessoalmente sobre isso? Normalmente chego antes do intervalo e estou na sala dos professores ou na secretaria. Me procure, ok?

Até

Profª Dra. Rosalice Lopes disse...

Luiz,

Veja só.
O que estamos estudando são coisas bem simples sobre comportamento humano. Nãoi ousaria dizer que já é possível conhecer "o perfil" de todas as pessoas.
Acho que seria mais adequado você afirmar que já consegue identificar algumas coisas no comportamento das pessoas porque está desenvolvendo uma melhor capacidade de observação e ainda que está ampliando sua capacidade de não se deixar guiar pelas primeiras impressões. É claro que quando agimos assim, nossas relações interpessoais ficam mais adequadas quando se trata do mundo do trabalho e mais felizes quando se trata de nossa família.
Estou gostando de sua participação! Parabéns.

Profª Dra. Rosalice Lopes disse...

Roberto

Olá!
Não tirei não. Se você procurar direitinho na página do Blog nos textos antigos ele está lá ainda. Acho que você não percebeu que os textos antigos continuam disponíveis.

Até

Profª Dra. Rosalice Lopes disse...

Luiz,

Olá.
Sua pergunta é bastante interessante.
Como podemos lidar com pessoas que tem um comportamento que, para nós aparece como alguém que "gosta de prejudicar os outros" ou "que tem várias personalidades" "que só pensa no mau" e ainda por cima "é protegido?"
Bem em primeiro lugar diria que ele é um "sortudo", pois apesar de manifestar "tudo isso" que você falou ele ainda é protegido....Ele não é o dono da firma é? rsrsrs
Bem, vamos lá!
O que significa alguém querer prejudicar os outros? Você não explicou isso. Como posso entender do que se trata? Eu diria que muitas vezes quando temos atitudes simples podemos, para o outro estarmos lhe prejudicando. Por exemplo, numa seleção para trabalho, alguém que conhece um diretor da empresa e concorre à vaga com você, pode estar, para você, lhe prejudicando... O que este colega de trabalho realmente fez ao "prejudicar" alguém?
quanto ao fato de ter "várias personalidades" já discutimos que isso é quase raro. Acho que você está se referindo a alguma outra coisa...o que é?

Quanto a "pensar no mau", bem o que é mesmo o mau? O que ele deseja a alguém? Pensar no mau e agir com maldade é a mesma coisa? Ele só pensa mau ou age com maldade?
Quanto ao fato de ser protegido, de fato, para mim, ele é sortudo!

Até!

Anônimo disse...

oi prof...
se ñ for pedir muito eu gostaria de uma explicação mais facíl sobre o que é id ñ entendi o que significa (pólo psicobiológico da personalidade)absorvi de uma maneira confusa...

há e uma outa observação como eu faltei na aula que vc entregou os resultados dos testes eu ñ recebi o meu !!!

Edison Fatej disse...

edison roberto luiz:o ego e aquilo que nos recebemos sem querer,no nascimento são coisas que temos involuntariamente,o superego,tudo o que adiquirimoos na transcorer da vida.

Profª Dra. Rosalice Lopes disse...

Andréia,

Em priemiro lugar situando. Sua pergunta refere-se a um conceito criado por FReud para explicar a origem de nossos impulsos e necessidades. Para Freud, em nossa vida mental existiria um "lugar" ou uma "sede" de nossos impulsos e necessidades. Este lugar é o ID. Todos nós nasceríamos com o ID. A existência dele explicaria por exemplo nosso instinto básico de preservação. A criança récem nascida quando está com fome faz o quê? Chora, e forte, muitas vezes. Isto é instintivo. Para Freud, todos os nossos instintos estariam no ID, inclusive os sexuais. Ao longo do desenvolvimento é que vai surgindo o Ego e posteriormente o superego, mas o ID nasceria conosco.
Caso tenha mais alguma pergunta mande, ok?

Até

Profª Dra. Rosalice Lopes disse...

Roberto,

Leia a resposta que dei para a Andréia também, mas vou te explicar mais.
Segundo Freud, no nascimento, somos apenas necessidades e desejos. Temos fome, necessitamos comer, temos dores, necessitamos que ela desapareça, mas tudo isso não é consciente para a criança, ou seja, ela apenas sente, ela ainda não pensa, ela somente reage aos instintos. Por exemplo, quando queimamos a mão o que fazemos? Pensamos assim "Me queimei, vou retirar minha mão de perto do fogo pois estou sentindo que ela está ardendo porque o fogo a queimou. É assim que acontece? Claro que não, simplesmente damos um grito e tiramos a mão. Isto é um instinto de conservação, por exemplo.
Assim no início de nossa vida somos apenas ID, necessidades e impulsos. Ao longo do tempo vamos aprendendo por meio do contato com nossos pais que somos "alguém" e assim adquirimos uma identidade, uma personalidade própria e singular. O ego,pode ser entendido como aquela parte da mente que me permite saber quem eu sou e também que sou diferente de todos. Já o superego, também é uma parte da mente que desenvolvemos a partir dos limites estabelecidos principalmente pelos nossos pais. O superego é a nossa censura e necessitamos dela para que possamos viver em grupos e na sociedade. O superego pode ser entendido como a parte de nossa vida mental que nos orienta e nos ajuda a fazer julgamentos de todos os tipos. Por exemplo diferenciar bom de mau, certo de errado, etc.
Mas lembre-se, para Freud, mesmo depois de adultos, continuamos a ter as três instâncias ou partes da mente, o id, o ego e o superego.
Elas estão sempre em atividade.
Porém nem todos nós teríamos consciência de que elas estão em funcionamento.

Espero ter respondido.

Até

Unknown disse...

Profª Sobre o filme Instinto secreto, eu não me lembro da senhora ter solicitado nenhum trabalho, mas posso entregar no seu retorno ou tenho que entregar para alguém aqui na Fatej.

Aproveitando em relação aquele trabalho que vc fez na sala que daria um resultado sobre a personalidade nossa, eu não recebi.



Claudio

Profª Dra. Rosalice Lopes disse...

Claudio,

O trabalho sobre o filme foi informado em aula e deverá ser entregue no final do semestre. Adata ainda não foi marcada.

Até

Profª Dra. Rosalice Lopes disse...

Claudio,

Qual o seu sobrenome para eu saber se o teste que tenho é o seu?

Até

Patty disse...

as materias do blog estão cada dia mais interessante, tenho usado muito esse conteúdo em minha vida profissional e em meu dia a dia. é muito bom tentar analisar as pessoas antes de sair por aí simplesmente julgando suas atitudes. Patricia - Tecnólogo Segurança Patrimonial e privada - período manhã.

Patty disse...

Professora sobre os testes que fizemos, gostaria de saber se a senhora vai explicar os resultados para a classe, para ver se o meu comportamento é positivo ou não. Patty.

Patty disse...

Bom dia Profª Rosalice, estive dando uma olhada no blog ontém e gostaria de saber sobre o que seria o trabalho do filme pois só me recordo da senhora ter dito pra gente ver o filme quando fosse possível, depois que vermos o filme o que é para fazer?? Obrigada !!!!

Patricia Curso Tec. Seg. Priv. e Patrim. - manhã

Anônimo disse...

Olá Professora! Como vai você?
É verdade que nossa personalidade se define entre os cinco e sete anos de idade e que tudo aquilo que vivemos antes e durante esta definição influenciará nosso lado psicológico na vida adulta? Exemplo: medo do escuro, timidez, dificuldade em ter vinculo mais longos com as pessoas... Um grande abraço da Miriam (Aluna FATEJ-Curso de Segurança-Noturno)

Anônimo disse...

Profª, Boa Noite, ou Bom Dia!!!
A mente humana é muito complexa, como podemos explicar, uma atitude de um profissional, que almejou muito uma promoção, e alcançou a mesma, com muito esforço e um pouco de puxa saquismo, e jogou tudo pelo ralo com atitudes ilicitas, será que a sua mente obscura contribui para esse fracasso ou sua personalidade que contribui,pois este profissional estava desempenhando muito bem as suas atribuições, como podemos explicar esta atitude?

Um Abraço Luiz Lopes.

Unknown disse...

Ola Profª,tbem sou aluna da FATEJ(Segurança Patrimonial), infelizmente nao pude ir a aula na ultima sexta 27/03,gostaria de saber se possivel, qual foi o assunto abordado em sala e qual sera o conteudo da prova do dia 03/04(acho que ja to querendo muito,ne?).ficarei muito grata com o retorno.Desde ja agradeço!!

(P.S*)Esta e a primeira vez que deixo um recado.Ah e me desculpe a falta de acentuaçao grafica,e que estou com um probleminha na configuraçao do computador!!!!

Anônimo disse...

Profª Bom Dia!!!

O filme instinto secreto é fantastico, analisando o filme temos varias situações que só a psicologia pode explicar, tem varios atores que tem personalidades fortes e psicopatas,temos que se conscientizar que na vida real tem pessoas abastadas financeiramente e são psicopatas e colocam tudo a perder, adorei a indicação do filme, e agora tenho varias atitudes dos personagens do filme para elaborar meu trabalho que foi solicitado pela mesma.

Um Abraço Luiz Lopes.

Profª Dra. Rosalice Lopes disse...

Patty,

Olá!
Quanto à explicação dos resultados dos testes penso que deve ser individual tendo em vista que para cada pessoa o resultado foi diferente.
Eui posso trocar algumas idéias com você, com certeza, se quiser trazer o resultado na aula, ok?

Até

Profª Dra. Rosalice Lopes disse...

Patty,

Olá!
Também agradeço os elogios....
Tenho feito o melhor que posso.
Qaunto ao trabalho do filme....aguarde, ok?

Até

Profª Dra. Rosalice Lopes disse...

Luiz,


Com relação ao profissional que te surpreendeu, o que poderia dizer sem correr o risco de julgá-lo?
Penso que cada pessoa tem tantos motivos para fazer o que faz....
Qum somos nós para sabermos o que se passou com este homem. Penso apenas que, para alguns, ele talvez tenha disperdiçado uma boa chance, mas será isso mesmo?

Com relação ao filme, de fato é muito bom. Ele mostra uma personalidade bem complexa e nos leva a refletir sobre aquilo que a aparência mostra e aquilo que a pessoa realmente é. Sem no preocuparmos com diagnósticos, o que tenho a dizer é que suas atitudes, com certeza, prejudicaram alguns.Ele era um assassino.

Até

Profª Dra. Rosalice Lopes disse...

Fernanda,

O recado chegou atrasado, mas é um prazer recebê-la por aqui. Apareça sempre.

Até

barradinha disse...

Oi Rosalice nota dez pelo envio da prova corrigida e a pontuação.



BEIJOS

agostinho disse...

Oi rosalice parabens pelo seu trabalho e nota dez pelo envio da prova corrigida e da pontuação.


06 de abril de 2009


BEIJOS
Agostinho

Profª Dra. Rosalice Lopes disse...

Agostinho,

Obrigado...

Até

Anônimo disse...

Profª Parbens pela atitude de informar as notas da prova pelo e-mail.

Luiz Lopes

Profª Dra. Rosalice Lopes disse...

Luiz,

Agradeço sua mensagem, mas parece que alguns alunos não entenderam a forma de avaliação.

Até

Anônimo disse...

Profª Rosalice, Boa Noite!!!

Os alunos entenderam a avaliação,a prova vale 4,0 pontos que serão somados com outras avaliações e participações, inclusive com acesso a blogger da Srª.


Luiz Lopes

Anônimo disse...

Profª Boa Tarde!!!

Referente ao resumo do filme instinto secreto, posso enviar via e-mail,ou a aluna Mirian entrega para Srª. na sala de aula, por motivo que nessa sexta-feira estarei impossibilitado à comparecer na Faculdade.Agradeço a compreensão.


Luiz Lopes

Profª Dra. Rosalice Lopes disse...

Luiz,

As orientações sobre o trabalho foram enviadas por e-mail. Espero que esclareçam suas dúvidas e dos demais.

Até

Anônimo disse...

Profª Boa Noite

Referente ao trabalho, já elaborei o mesmo, posso responder as perguntas que a Srª enviou como orientações e anexar no final do trabalho.


Luiz Lopes

Profª Dra. Rosalice Lopes disse...

Luiz,

Olá.
Fico feliz em ver um aluno tão interessado, no entanto, seu trabalho será avaliado APENAS por meio do questionário que enviei. Posso ler o que escreveu, mas não contará pontos em sua avaliação. Isto criaria uma diferença em relação aos seus colegas o que não é possível nem ético, ok?

Até